segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Momento Bíblico


A Diferença entre a Presença de Deus e a Manifestação do poder de Deus.

       o que é mais importante: o poder ou a presença de Deus? 
     Para pensarmos nestas verdades, leiamos todo o texto de Êxodo 33. Lembremos que o episódio do citado capítulo se dá no contexto da adoração do bezerro de ouro, enquanto Moisés estava no monte recebendo instruções de Deus (Ex 32: 1 – 10), e, depois, quando Moisés pune os idólatras e intercede pelo povo (Ex 32: 11 – 29).
   Após a intercessão de Moisés, Deus deixa claro que Ele não vai, mas o anjo irá (Ex 33: 2, 3). Isto nos revela uma verdade: normalmente pensamos que o poder espiritual está ligado à manifestação da presença de Deus; contudo, de acordo com o texto em questão, isso nem sempre é verdade...
  O poder de Deus e a presença de Deus, possuam a mesma fonte (o próprio Deus), nem sempre estão juntos no mesmo lugar, isto é, nem sempre a manifestação do poder de Deus traz consigo a presença de Deus.
   Por que o poder de Deus se manifesta mesmo sem a sua presença ?
   Porque  Ele  é  fiel  com  aquilo  que  nos prometeu,  e  vai  cumprir  a  sua  Palavra  (Ex 33: 1).Toda Terra está cheia da sua Glória (Is 6: 3b) e da sua Bondade (Sl 33: 5), mas isso não garante a nenhum homem a intimidade com Deus (Sl 25: 14). Assim, entendemos que o poder de Deus se manifesta, por causa de sua fidelidade a três coisas:
• À sua Palavra (Is 53: 10 – 13);
• Ao seu Nome (Ex 32: 12 – 14);
• À necessidade do necessitado (p.ex.: Is 44: 28; 45: 1, 4, 5, 13). Deus levantou o Rei Ciro por causa de Israel; mas, mesmo nos usando “apesar de nós”, Deus nunca nos enche do seu poder sem uma pretensão amorosa de que cresçamos Nele (Is 48: 14, 15).
   Por isso freqüentemente, vemos a manifestação do poder de Deus nas igrejas em forma de curas e outros tipos de milagres, isso acontece  por que deus não leva em conta o Pastor ou a Denominação, mas sim a necessidade de que pede com  humildade.
  “Deus não deseja que sejamos acomodados, nos satisfazendo apenas com a manifestação do seu poder, mas que possamos buscar a sua presença, podendo ver em nossas vidas o caráter e a intimidade de Deus.”  Moisés não aceita uma coisa sem a outra (Ex 33: 15).
  “No dia-a-dia, o que as pessoas querem é poder sem presença – mesmo que queiram um mau poder, Mas querer apenas o poder (ou a felicidade, ou a realização, ou a paz...) é o primeiro passo para se encontrar com satanás, ou com os seus enganos... E é isto o que tem acontecido nas concentrações de poder das modernas igrejas evangélicas...
  A nossa maior alegria não deve ser o fato de termos o poder, e, sim, termos a Presença que nos conhece pelo nome (Lc 10: 17 – 20; Ex 33: 17c). Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário