sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Partes do livro Pensamentos do Zé Bolinho


A Verdade não exite !

O que é verdade ? O que é mentira ?
Devemos sempre falar a verdade ?
Existe verdade absoluta ? 

Esses questionamentos torturam a natureza humana, que vê dificuldades em entender e separar  o “ bem do mal”  e o que é “verdade e mentira”, e a hora certa de usar tais fundamentos. 

Desde pequenos, somos ensinados a não mentir, ou seja, sempre dizer a verdade. Minha mãe sempre dizia, “mentir é feio” e “ quem fala a verdade não merece castigo” o recado era nunca mentir, Como se isso fosse possível ! 

Acreditamos  que” mentira é mentira” e “verdade é verdade” e ponto final. Achamos que existe uma verdade absoluta para seguir e ficamos frustrados, por não conseguir cumprir em 100% esse conceito, que acreditamos ser uma virtude do caráter humano e acreditamos que, quem mente é mau caráter. Só que é impossível falar a verdade o tempo todo! 

Vivendo em uma sociedade hipócrita, onde devemos parecer bons para ser aceito no clube, que dita normas de conduta que nunca vamos atingir.

Para não ficarmos de fora, criamos um personagem para ser mostrado ao outros, mas Isso no fundo nos deixa infelizes, por que temos que fingir o tempo todo ser uma coisa que não somos. E muitas vezes temos que pedir ajuda externa como: um psicólogo, terapeuta ou religiosos.
  
Falamos mentiras o tempo todo, porque na realidade, a verdade é um modelo que usamos de referência para mentiras,como se fosse uma régua, para que as pessoas não exagerem ou não se afaste muito da realidade.
  
A Verdade nua e crua pode ser um mal, falada em horas erradas e sem levar em conta a situação do outro, pode até tomar um caráter de  soberba, que nos torna os donos da verdade acima de todos e fazendo com que as outras pessoas se sintam humilhadas.

Quem tenta só falar a verdade tem grandes chances de terminar a vida só. Por que ninguém suporta ouvir certas verdades ( chamadas de verdades ruins) pelo contrário, vivemos cercados de “mentiras paliativas”, como um remédio para o nosso ego, com objetivo de  sermos agradáveis.

O que são verdades ruins ? . Imagine dizer a uma mulher que ela está gorda, velha ou feia. Você não seria nenhum pouco agradável dizendo essas coisas, pelo contrário, você seria indelicado e desagradável, falando uma verdade. Imagine fazer isso o tempo todo, quantos inimigos você arrumaria em um ano ?

Falar a verdade é as vazes é até feio, e pode fazer agente perder amigos, relacionamentos, emprego até mesmo a vida. 
Imagine:

  • Falar para seu amigo que a mulher dele não presta.
  • Dizer a sua mulher que ela está gorda.
  • Falar para um agiota que você não pretende pagar aquela dívida.
 Para esse tipo de questão, o ser humano desenvolveu um recurso chamado de “mentira paliativa”, que não é uma verdade mais serve para nos tirar de várias situações, no mínimo delicadas. Conhecida também como mentira do bem.

Minta na hora certa, para agradar a pessoa certa e você verá que, mais vale uma mentirinha na hora certa,  que uma verdade na hora errada.

Agora, não devemos confundir mentiras paliativas com mentiras do mal, cujo o objetivo é causar intriga, dor e sofrimento. Muitas vezes por raiva ou despeito de alguém comentamos meias verdades com intuito de gerar discórdia ou desonra aquela pessoa.

E você,  mente muito ou só fala a verdade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário